top of page

Gestão na Palma da Mão


fonte: google/images

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada para o empreendedor, facilitando as operações, trazendo informações em tempo real e permitindo que o processo de gestão ocorra, inclusive, fora da empresa, isto é, em qualquer lugar e hora.


Entretanto, a tecnologia é apenas uma aliada. Ainda é preciso que a direção do negócio reserve parte da sua rotina e do seu dia para se dedicar à análise das informações geradas.


É preciso, por exemplo, controlar diariamente o movimento do caixa da empresa, checar as contas a pagar, analisar a conciliação bancária e o status da conta, verificar estoques, identificar quem está devendo, conferir os impostos a pagar e confirmar negativas de débitos.


A tecnologia até pode te ajudar nessas tarefas e você, com certeza, não precisa estar totalmente presente no local, mas o olhar e envolvimento do "dono" fazem toda a diferença.


Hipoteticamente falando, um pastor poderia cuidar do seu rebanho através de drone, câmeras de vigilância e chips de monitoramento? Sim seria possível. Mas será que sua presença e envolvimento diários, ou pelo menos com uma determinada frequência, poderiam ajudar na identificação além dos limites captáveis pela câmera? À distância seria possível enfrentar ameaças em tempo real?


Recentemente, em conversa com um cliente que está a frente do seu negócio há 40 anos,  isso mesmo, todos os dias ele cumpre horário, seja no caixa, seja rodando entre dependências e produção, ele me confidenciou que mesmo cansado, entende que não há como abrir mão dessa rotina.


"Mesmo com a minha presença ainda existem falhas, imagina sem estar por perto", afirma ele.

Então não se engane, porque um cliente pode ir embora, de vez, em questões de segundos, sem você ter tempo hábil para reverter. Na mesma linha de raciocínio, existem fendas e rechaduras que só é possível ver de perto, e enquanto você não as encontra, os vazamentos vão aumentando. Portanto, envolva-se de coração com o seu negócio, e o controle tocando de perto com a palma da sua mão.


Fabio Lopes



48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page