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Por quanto tempo devo guardar os documentos da empresa?

Cuidar bem dessa papelada é fundamental para evitar futuras complicações.

Quando se tratam de documentos fiscais, todo cuidado é ainda pouco. Isso porque caso não seja possível comprovar para o Governo o pagamento, além de pagar novamente, haverão multas.


Outra importante questão está relacionada à área trabalhista. As obrigações legais com funcionários precisam de prova que foram cumpridas. A ausência delas irá, com certeza, gerar problemas futuros, inclusive processos trabalhistas.


Sendo assim, respeitar alguns prazos é mais do que necessário para garantir que situações como essas não venham afetar o tão suado faturamento do seu negócio.


Veja alguns prazos importantes:


Livros fiscais - 5 anos

Notas fiscais e recibos - 5 anos

Imposto de Renda - 5 anos

CSLL, PIS, COFINS, ICMS - 5 anos

DIPJ, DCTF, DACON - 5 anos

DASN, DIRF, GIA - 5 anos

GPS - 5 anos

Livro de Registro de Entradas e Saídas - 5 anos

Nota Fiscal de Serviço e Fatura de Serviço - 5 anos

Nota Fiscal modelo 1 ou 1a - 5 anos

Carnê de recolhimento - ME e MP anterior regime de estimativa - 5 anos

Recibos de pagamento de salário, férias, 13o, controle de ponto - 5 anos

Contrato de Trabalho - Indeterminado

Livro ou ficha de registro de empregado - Indeterminado

CAGED e RAIS - 3 anos

Termo de Rescisão - 2 anos

Folha de pagamento - 10 anos

FGTS, GRFC e GFIP - 30 anos

Contribuições Sindicais - 5 anos

Sistemas eletrônicos de dados trabalhistas e previdenciários - 10 anos


Armazenamento de documentos fiscais com segurança


Papel é um tipo de material com tempo de vida útil e pode ser avariado e invalidado com o decorrer do tempo.


Com a tecnologia disponível, soluções modernas, eficazes e práticas têm sido oferecidas. A digitalização e, posteriormente, o armazenamento em nuvem (cloud) são uma realidade acessível.


Aqui na FoxCon Gestão Contábil temos orgulho de dizer que nosso espaço de convivência e trabalho foi recuperado com essas tecnologias. Áreas e armários de armazenamento de papéis e documentos não fazem mais parte do nosso dia-a-dia.

Caso isso ainda não seja possível de ser implantado na sua empresa, use sacos plásticos para acondicionar os documentos, organizando de forma prática para serem facilmente localizados e acessados, e, armazene-os em caixas específicas para essa finalidade, sempre a uma distância segura do piso e em armários ou estantes apropriados.


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